QUEM É QUEM

Gilberto Kassab

Presidente (licenciado)

O engenheiro e economista Gilberto Kassab é o atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Antes disso, foi vereador, deputado estadual, secretário municipal de Planejamento e deputado federal por São Paulo. Foi prefeito de São Paulo de 2006 a 2012 e também ministro das Cidades.

Alfredo Cotait Neto

Presidente (em exercício)

Engenheiro civil pela Universidade Mackenzie, com mestrado em Economia e Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, foi secretário municipal de Planejamento da Prefeitura de São Paulo (1998-1999) e de Relações Internacionais (2007 a 2012). Também foi senador de 2010 a 2011. Atualmente é diretor de Relações Internacionais da Fundação Espaço Democrático, do PSD.

Raimundo Colombo

Vice-Presidente

Antes de chefiar o Governo do Estado de Santa Catarina (atualmente), o produtor rural João Raimundo Colombo construiu uma longa e vitoriosa carreira política. Foi deputado estadual entre 1987 e 1988, deputado federal de 1998 a 2000, senador da República de 2006 a 2010 e prefeito da cidade de Lages em três ocasiões, de 1989 a 1992, e de 2001 a 2006.

Robinson Faria

Vice-Presidente

Robinson Mesquita de Faria é governador do Rio Grande do Norte. Disputou um cargo eletivo pela primeira vez em 1986, elegendo-se deputado estadual com 27 anos. Foi reeleito seis vezes e, em 2010, foi eleito vice-governador, quando acumulou o cargo de secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Foi eleito governador em 2014.

Omar Aziz

Vice-Presidente

Senador pelo Amazonas e ex-governador do Estado reeleito em 2010 com quase 64% dos votos do eleitorado, Omar José Abdel Aziz iniciou sua carreira política na década de 90 como vereador em Manaus e depois Deputado Estadual. De 1996 a 2002 foi vice-prefeito da capital amazonense, e em seguida vice-governador do Estado, cargo que ocupou de 2002 a 2010.

Otto Alencar

Vice-Presidente

Otto Roberto Mendonça de Alencar é senador da República pelo Estado da Bahia. Médico e ex-professor, foi o 48º governador da Bahia, onde também foi vice-governador.

Guilherme Campos Junior

Vice-Presidente

Ex-deputado federal por São Paulo participou da fundação do PSD. Foi vice-prefeito e secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas (SP). Cumpriu dois mandatos como deputado federal e foi o primeiro líder da bancada do partido. É o atual presidente dos Correios.

Saulo Queiroz

Vice-Presidente

Deputado federal pelo Mato Grosso do Sul em quatro legislaturas, inclusive a Assembléia Nacional Constituinte, o bancário Saulo Queiroz foi também diretor do Banco do Brasil, assessor especial da Presidência da República, Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Política Agrícola e Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Mato Grosso do Sul.

Flávio Chuery

Vice-Presidente

Economista e empresário, foi presidente da Associação Brasileira das Empresas e Profissionais de Telecomunicações, participou de diretorias e conselhos em entidades de classe e sindicatos voltados para os setores da tecnologia da informação, do comércio e da prestação de serviços. Também participou da direção de empresas públicas e privadas com ênfase na gestão administrativa e financeira. Atualmente está na iniciativa privada e participa dos Conselhos Consultivos da Associação Brasileira de Telecomunicações e da Associação Comercial.

João Francisco Aprá

Secretário-Geral

Administrador de empresas, João Francisco Aprá já foi subsecretário da Casa Civil e secretário adjunto de Emprego, no Governo do Estado de SP, chefe de gabinete do prefeito de São Paulo na gestão Gilberto Kassab, e diretor de Marketing e Vendas da SPTuris. Atualmente é diretor superintendente da Fundação Espaço Democrático.

Eduardo Sciarra

1º Secretário

O engenheiro Eduardo Sciarra foi deputado federal e líder do PSD na Câmara. Também foi chefe da Casa Civil e secretário de Estado da Indústria, Comércio e Turismo no Paraná. Eleito três vezes deputado federal (2002, 2006 e 2010), ocupou desde jovem sucessivos cargos em diversas entidades de classe do Paraná, como Fiep, CREA, Sinduscon e Associação Comercial. Nascido em Londrina, é empresário.

André de Paula

2º Secretário

Deputado federal pelo PSD de Pernambuco, o advogado André de Paula iniciou sua carreira política como vereador do Recife, em 1989. Foi deputado estadual e federal, tendo se licenciado para assumir a Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária de Pernambuco, até 2002, quando voltou à Câmara dos Deputados. Em 2008 assumiu a presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

QUEM É QUEM › PSD/SC