ESPAÇO DEMOCRÁTICO

Espaço Democrático é a Fundação de Estudos e Formação Política do PSD. Em nosso país, as leis determinam que cada partido mantenha uma instituição responsável pela disseminação de seus objetivos ideológicos e pela formação de seus quadros políticos e administrativos. O Partido Social Democrático pretende ir muito além desse desafio: seu Espaço Democrático será também uma arena em que se discutirá e apresentará à sociedade brasileira um projeto de Nação.

São nossos compromissos:

- avaliar problemas e propor alternativas de solução para as grandes questões nacionais;

- ampliar e solidificar conquistas associadas ao respeito à Cidadania;

- formar competências no campo da administração pública.

O Espaço Democrático não se restringirá aos filiados do PSD, por maior que seja o desafio de fortalecer suas bandeiras entre aqueles que com ele colaboram. Seu objetivo é contribuir para o debate nacional em campos essenciais das políticas públicas, atrair quadros acadêmicos; comunicar-se de forma intensiva com os formadores de opinião; disseminar inovações administrativas; organizar cursos que consolidem valores democráticos, promover debates desafiadores; realizar estudos de interesse público e divulgar pesquisas que tenham como intuito maior a resposta aos desafios da sociedade brasileira.

Portanto, o Espaço Democrático nasce com o mesmo espírito do PSD: democrático, aberto, criativo, jovem, ousado e centrado nas respostas aos principais enfrentamentos do País – reforçando a formulação de estratégias políticas de longo prazo, orientadas para um futuro próspero. Para tanto, a organização marcará presença em todo o País e terá suas ações desenvolvidas prioritariamente pela rede mundial de computadores. Em grande parte, seus cursos, eventos, debates e estudos serão apresentados e discutidos em plataformas digitais, democraticamente disponibilizadas para todos os cidadãos interessados em fortalecer o que existe de mais moderno em termos de política e administração pública.

Suas principais atividades estão divididas em três grandes núcleos, cada um deles coordenado por profissionais reconhecidos em suas respectivas áreas de atuação. Os núcleos de Estudos, Formação e Acompanhamento Estratégico desenvolverão ações específicas, sem perder a ideia de conjunto, e certamente serão responsáveis pela consolidação dos valores fundamentais do PSD.