Santa Catarina

Eleitores têm um mês para transferir o local de votação e tirar título de eleitor

O Calendário Eleitoral 2012 define 9 de maio como o último dia para abertura do pedido de título eleitoral, assim como a transferência do local de votação, tanto de município quanto de zona eleitoral. A data também marca o prazo final para o eleitor com necessidades especiais – inclusive idosos – solicitar transferência para uma seção de fácil acesso.


No caso das transferências, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua nova residência. O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso também deve regularizar sua situação – caso contrário não poderá votar, já que seu nome não irá constar da folha de votação de sua seção eleitoral.

Para quem deseja apenas requerer a segunda via do título eleitoral, sem qualquer alteração nos dados do documento, o prazo vai até o dia 27 de setembro (10 dias antes da eleição). Para evitar as filas que ocorrem todos os anos, a Justiça Eleitoral recomenda que os interessados se dirijam aos cartórios com antecedência.



Título Net



Para agilizar o atendimento, antes de ir ao cartório, o eleitor pode solicitar sua inscrição ou transferência pela internet no site do Tribunal Superior Eleitoral (+acesse aqui). Depois, basta comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral para receber o título. No dia, é necessário levar o comprovante da nova residência e o documento de identidade com foto. Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado. É importante lembrar que o protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral. O documento informa somente o número e a data da solicitação e é emitido apenas para agilizar o atendimento na unidade da Justiça Eleitoral.



Vai votar pela primeira vez?

O interessado em tirar o título pela primeira vez deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua região, levando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. É importante lembrar que a carteira de habilitação e o passaporte não serão aceitos para o fim de identificação de quem procurar a Justiça Eleitoral para tirar o título de eleitor.

Fonte: TSE

Eleitores têm um mês para transferir o local de votação e tirar título de eleitor › PSD/SC

Av: Rio Branco, 533 - sala 301 - Ed. Rio Branco Center
Centro - Florianópolis/SC - Cep: 88.015-201
Telefones: (48) 3322-1441 / 3222-2755 | Fax: (48) 3223-4056

intuicom.com.br